CAPÍTULO 64

De Anísio Teixeira são as seguintes palavras, extraídas de um discurso intitulado Bases para a Programação da Educação Primária no Brasil:

“Sinto-me satisfeito hoje de falar a economistas. Aos economistas compete, com efeito, ajudar os educadores a organizar e programar devidamente o sistema educacional.

Participei, em 1929, na Universidade de Colúmbia, do primeiro curso que ali se ministrou sobre Economia da Educação. O professor Clark nos deu, então, em sua primeira aula, uma definição de educação que guardo até hoje e à qual sempre aludo para convencer certos espíritos de que a educação não é apenas um processo de formação e aperfeiçoamento do homem, mas o processo econômico de desenvolver o capital humano da sociedade.

A definição que o professor Clark nos deu, em 1929, era a de que a educação intencional, ou seja, a educação escolar, é o processo pelo qual se distribuem adequadamente os homens pelas diferentes ocupações da sociedade. A educação escolar, dizia ele, é o processo pelo qual a população se distribui pelos diferentes ramos do trabalho diversificado da sociedade moderna”.