Hugo de S. Vitor

OS SETE LIVROS DAS
MISCELÂNEAS

Livro Segundo

ANOTAÇÕES EXPLICATIVAS
SOBRE ALGUNS SALMOS DE DAVI.


"Saboreei para ti,

irmão caríssimo,

alguns versículos do salmista.

Da profundidade do abismo

extraí uma pequena gota de orvalho".


Hugo de S. Vitor

ANOTAÇÕES EXPLICATIVAS SOBRE
O SALMO CENTÉSIMO DÉCIMO OITAVO
Capitulos 67-79


67. As duas escolas, a da virtude e a da verdade, e os dois gêneros de aprendizes. E como todos desejam ser felizes; poucos, porém, se aplicam a serem imaculados.

"Bem aventurados os imaculados no caminho, que andam na lei do Senhor. Bem aventurados os que perscrutam seus testemunhos, em todo coração o buscam".

Salmo 118, 1-2

Duas são as escolas, e dois são os gêneros dos que aprendem: alguns buscam a virtude, outros buscam a verdade. Aqueles, porém, aos quais apetece a virtude dentro da verdade não desprezam a nenhuma das duas, pois nem a virtude é odiosa para quem ama a verdade, nem a verdade é desprezível para os que amam a virtude.

Há, entretanto, alguns que parecem buscar a verdade os quais a buscam não na verdade, nem pela verdade, mas pela vaidade. São os querem possui-la sem a virtude. A verdade, no entanto, não existe sem a virtude, nem a virtude existe senão na verdade.

Outros dizem querer ser bons sem, porém, pretenderem ser sábios. Estes também não são justificados, pois é pela sabedoria que a virtude é assim denominada. São como os que dizem querer ser sábios sem quererem ser bons, os quais igualmente não aprendem, porque a sabedoria é confirmada pela virtude.

"Bem aventurados os imaculados no caminho, que andam na lei do Senhor".

Eis a escola da virtude.

"Bem aventurados os que perscrutam seus testemunhos, em todo coração o buscam".

Eis a escola da sabedoria.

Assim também é o Salmo primeiro:

"Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, que não permanece no caminho dos pecadores e não se senta na cátedra da pestilência".

Salmo 1, 1

Eis a escola da virtude.

"Mas na lei do Senhor põe a sua vontade, e na sua lei medita dia e noite".

Salmo 1, 2

Eis a escola da sabedoria.

Devemos notar, porém, que o estudo da virtude precede a ambos, porque muitos querem saber, poucos fazer. A consciência deve primeiro ser purificada pelo estudo da boa obra para que depois, pelo coração puro, a sabedoria possa ser buscada. Aprende primeiro a fazer, busca depois que conheças. Por isso está escrito antes

"Bem aventurados os imaculados",

para só então ser dito:

"bem aventurados os que perscrutam".

"Bem aventurados os imaculados". Todos ouvem de bom grado o "bem aventurados"; nem todos, porém, ouvem com idêntica boa vontade o "imaculados". Tu, porém, se queres ser bem aventurado, sê imaculado.

Quem é o imaculado? É aquele que ou nunca foi manchado, ou então aquele que foi lavado. O santo é imaculado, o santificado também é imaculado. O primeiro é o que nunca se afastou; o segundo é o que voltou. Aquele é imaculado porque não prevaricou, este é imaculado porque se reconciliou.



n