CAPÍTULO 21

Para entender como era a Educação antes da Renascença, temos que saber que a civilização que temos hoje, a civilização dita ocidental, se originou de uma fusão de três outras civilizações, isto é, resultou da fusão da civilização hebraica com a grega e a romana.

A mais antiga destas era a civilização hebraica, a qual, por causa das conquistas de Alexandre o Grande no Oriente, entrou em profundo contato com a civilização grega.

Mais tarde, quando os romanos conquistaram também o Oriente, incorporaram gregos e hebreus ao seu Império, fundindo estas três civilizações, romana, grega e hebraica, no mesmo Império Romano.

Meio século depois dos romanos haverem conquistado praticamente tudo o que havia da civilização grega e hebraica no Oriente, nasceu Jesus Cristo em Israel e ordenou aos Apóstolos que ensinassem o Evangelho ao mundo inteiro. Foi a expansão do Cristianismo que terminou consolidando a fusão destas três civilizações em uma só.

Da civilização hebraica veio a religião, os gregos entraram com a cultura, a arte e a filosofia, e os romanos com a organização militar e política e a ciência do Direito.

De onde, porém, proveio a educação? A pedagogia, no sentido que este termo possui hoje em nossa civilização, não proveio dos romanos nem dos hebreus, mas dos gregos. A escola, no sentido que nós temos hoje, é uma herança da civilização grega. A educação que havia entre os primeiros romanos não era feita em escolas, e as escolas que havia entre os hebreus não eram as do tipo que vingou em nossa civilização.