30. A 8a. Conferência Internacional da IPPF.

Aproveitando o ensejo de ter iniciado por esta época uma rápida implantação e expansão na América Latina, que se destaca na questão do problema populacional por apresentar a atitude mais conservadora do mundo em matéria de controle de natalidade, a IPPF organizou seu 8o. Congresso Internacional em Santiago do Chile. A escolha deve ter sido motivada pelo fato de que, dentro dos países sul americanos, o Chile era o mais receptivo no tocante à questão populacional, devido a um trabalho pioneiro realizado neste país pela Comissão Populacional, pela Fundação Ford e pelo Conselho Populacional em Santiago na década de 50.

A 8a. Conferência Internacional da IPPF no Chile foi a maior e provavelmente a mais momentosa reunião mundial sobre planejamento familiar realizada até aquela data. Segundo as palavras da IPPF,

"a extensão da participação da participação oficial foi um triunfo notável em uma região onde a contínua oposição do Vaticano a todas as formas mecânicas de controle de natalidade tiveram o seu mais pronunciado efeito. Sob o título de `Paternidade Planejada, um Dever e um Direito Humano', 1500 participantes de 87 países estavam presentes em um encontro que apresentava evidências pungentes do impacto do crescimento populacional sobre os suprimentos alimentares, educação e perspectivas de emprego, saúde física e mental e outros elementos de bem estar econômico e social".

É interessante notar como esta citação apresenta uma quádrupla referência, coincidente com as áreas fundamentais de trabalho das quatro agências da ONU que naquele ano estavam iniciando contatos oficiais e um trabalho conjunto com a IPPF: alimentos, educação, empregos, saúde física e mental.De fato, esta citação, de F. Dennis, no J. Biosoc. Science, continua assim:

"A IPPF tinha então 15 anos e estava dando agora séria atenção a seu papel emergente como colaboradora do governo e de agências internacionais".

Coincidência ou não, conforme veremos, no ano seguinte a ONU daria mais um passo na aproximação de seu trabalho com a política da IPPF delineada nesta 8a. Conferência.