QUESTÃO QUINQUAGÉSIMA QUINTA.

Sobre a passagem em que se lê

"Com a tua dureza e coração impenitente acumulas para ti um tesouro de ira no dia da manifestação do justo juízo de Deus",

Rom. 2, 5

pergunta-se o que é o pecado contra o Espírito Santo, e por que é dito que não pode ser perdoado, se porque não pode ser perdoado ou se porque nunca será perdoado, embora possa sê- lo, ou se porque só é perdoado com muita dificuldade e raramente.

SOLUÇÃO.

Alguns dizem que o pecado contra o Espírito Santo é desacreditar por inveja da bondade divina. A queda deste pecado seria tanta que os que pecam deste modo nunca poderiam assumir a humildade do arrependimento. Outros dizem que o pecado contra o Espírito Santo seria o desespero da salvação ou a impenitência. Outros ainda que seria semear a inveja ou a discórdia entre irmãos.

Aos que dizem que o pecado contra o Espírito Santo pode ser perdoado, eles contra argumentam que se é possível que tal culpa seja perdoada, não se segue daí nenhuma contradição, mas a Verdade diz que

"Este pecado não será perdoado, nem neste século, nem no futuro",

Mt. 12, 32

e, portanto, se fosse perdoado, seria falso que ele não seria perdoado, o que é impossível, porque a Verdade não pode mentir. Sobre este pecado não há nada de certo; todavia, sabe-se que, se alguém o cometer, nunca alcançará o perdão.