5. Difusão posterior do Neo Malthusianismo.

A partir do julgamento de Annie Besant o Neo Malthusianismo se transformou cada vez mais em um movimento feminista, colocando uma ênfase cada vez mais acentuada na igualdade do homem e da mulher e na emancipação desta.

Em 1887, dez anos depois do julgamento de Annie Besant, o médico H. A. Albutt teve seu nome removido do registro médico do Conselho Geral de Medicina por ter publicado "O Manual das Esposas". A publicidade decorrente do fato fêz com que o Manual repentinamente tivesse mais de meio milhão de cópias vendidas.

Em 1900 representantes das diversas ligas malthusianas espalhadas pela Europa, fundadas após o julgamento de Annie Besant, além de outros grupos isolados, se reuniram na Primeira Conferência Neo Malthusiana, realizada em Paris. A primeira conseqüência prática deste congresso foi a criação de uma união internacional das Ligas existentes, denominada La Fédération Universelle de la Régénération Humaine. Em segundo lugar foi acertada a realização de uma segunda conferência; esta se realizou em Liège em 1905. Uma terceira Conferência Internacional Neo Malthusiana realizou-se em Hague em 1910. As três primeiras conferências neo malthusianas se deram com um espaçamento de cinco anos entre uma e outra; a quarta Conferência Internacional Neo Malthusiana se realizava apenas um ano depois da terceira, em Dresden, no ano de 1911.