5. A posição da IPPF.

A IPPF, cujo papel será examinado com mais algum detalhe no próximo capítulo deste texto, apresenta uma história que lhe permite usar de menos ambigüidade e ser mais clara e direta em suas declarações.

Pelas limitações a que a redação deste texto esteve submetida, as declarações da IPPF reportadas a seguir foram obtidas indiretamente de dois pequenos artigos da revista Pro Life News/Canada, embora teria sido possível, com mais tempo disponível, ter consultado os textos originais da IPPF.

Sob o título de "Planned Parenthood Examined", a Pro Life News afirma que

"Até algum tempo atrás a campeã do planejamento familiar e dos direitos das famílias, a Planned Parenthood agora chegou ao ponto onde o seu objetivo almejado é o controle populacional universal, e a proclamação da ONU de que cada casal tem o direito de planejar a sua própria família, nas palavras do professor Garret Hardin publicadas na Family Planning Perspectives de junho de 1970, uma das publicações oficiais daquela entidade, `está se tornando uma fonte de problemas intermináveis' à Planned Parenthood.

Um dos principais exemplos desta mudança é a sua atitude em relação ao aborto. Em 1963 um panfleto da Planned Parenthood afirmava que o aborto não é controle da natalidade: `um aborto mata a vida do bebê depois que esta começou, e é perigoso para a sua saúde'. Hoje a Planned Parenthood Federation do Canada é a maior agência promotora do aborto neste país, as demais Federações Nacionais apresentam um comportamento semelhante nos seus respectivos países e a IPPF à qual as mesmas são filiadas trabalha incessantemente para tornar este processo perigoso disponível a pedido em todo o mundo. Já que a IPPF tem o virtual monopólio dos programas de planejamento familiar na maior parte do globo, seus padrões são aqueles que serão impostos ao mundo".

Sob o título "Planned Parenthood Five Years Plan for Control", a Pro Life News também afirma o seguinte:

"É possível que os planos futuros possam incluir algumas das `Medidas Propostas para Reduzir a Fertilidade dos EUA', contidas em um memorial de Frederick Jaffe, então vice presidente da Planned Parenthood, que foi publicado em `Atividades Relevantes ao Estudo da Política Populacional nos EUA', e no `Family Planning Perspectives Special Supplement, Planned Parethood-World Population'. Estas incluem a `colocação de agentes de controle da fertilidade nos suprimentos de água', `aborto obrigatório para casos de gravidez extra conjugais', `esterilização compulsória para todos aqueles que têm dois filhos, exceto para alguns poucos a quem seriam permitidos três', `limitar a criação de crianças a apenas um número limitado de adultos', `pagamentos para encorajar abortos', `aborto e esterilização a pedido', `requisição de mulheres para a força de trabalho e proporcionar reduzidas facilidades para se cuidar das crianças' e `depressão econômica crônica'. Embora os planos da PPFA são concebidos especificamente para os Estados Unidos, não se deve esquecer que ela tenciona amparar esforços semelhantes `através do mundo' e que é afiliada à IPPF, que abertamente tenciona tornar o aborto a pedido legalizado em todo lugar".

O texto citado neste artigo era apenas um memorandum oficial. Entretanto, em 1975 foi aprovado um plano de ação qüinqüenal de que este artigo também nos fala:

"Um documento recente, intitulado `A Five Years Plan: 1976-1980 for the Planned Parenthood of America Inc.' faz algumas marcantes revelações sobre a política da Planned Parenthood. Uma parte importante dos propósitos da Federação, conforme afirma este documento, é a de fornecer a liderança para tornar o aborto `disponível e plenamente acessível para todos' e `amparar os esforços alheios destinados a alcançar objetivos semelhantes nos Estados Unidos e no resto do mundo'. Um dos objetivos da Federação, conforme afirmado na página 4 deste documento, é `abolir as restrições culturais' da América no que diz respeito aos `assuntos de fertilidade'. Isto é confirmado pela afirmação da página 5 de que `nossa missão é a de servir como a principal agência nacional de mudança social' e a observação segundo a qual a organização dos serviços médicos, que existem para serem usados como parte desta `estratégia' como `catalisadores ou agentes de mudança' aumenta a sua `capacidade de possuir autoridade nos Conselhos onde as decisões nacionais são tomadas'. Os planos da Federação incluem o aprimoramento de sua imagem nacional `através de coberturas favoráveis e freqüentes' nos meios de comunicação, e o desenvolvimento de um `programa concebido para amparar leis e opiniões favoráveis à eliminação das restrições ao acesso de todos os programas de manipulação da fertilidade' com `ênfase em tornar o aborto legal e acessível para todos'. Para este fim é interessante notar que a Federação define a educação pública como `disseminação de informações específicas em audiências alvo com o objetivo da modificação de atitudes, mudanças comportamentos e/ou de habilidades'. Embora a Planned Parenthood descreva a si mesma como `a principal agência de planejamento familiar particular do país', ela também afirma que dois de cada três de seus dólares em ação são fornecidos pelo governo do país que se comprometeu consigo mesmo em abolir suas restrições culturais".