QUESTÃO CENTÉSIMA OCTOGÉSIMA NONA.

Diz o Apóstolo:

"Nós não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito. Os que são segundo a carne, gostam das coisas que são da carne; mas os que são segundo o espírito, gostam das coisas que são do espírito".

Rom. 8, 4-5

Pergunta-se se "andar segundo a carne", "ser segundo a carne" e "gostar das coisas que são da carne" são o mesmo.

SOLUÇÃO.

Não são o mesmo. Caminhar segundo a carne significa cumprir pela obra as coisas de que a carne tem concupiscência. Ser segundo a carne significa consentir às concupiscências, ou estar disposto ao que é carnal. Gostar das coisas que são da carne significa deleitar-se naquilo que a carne julga como sendo as maiores, ou não perceber as coisas que são de Deus. De fato, alguém pode ser dito carnal de dois modos, a saber, pela vida e pela doutrina, ou porque é indulgente para com a carne, ou porque restringe a potência divina às naturezas das coisas, isto é, crendo que Deus nada pode fazer que não seja visto na natureza das coisas.

Semelhantemente andar segundo o espírito significa cumprir segundo a obra as coisas que são do espírito. Ser segundo o espírito significa consentir ao espírito, ou ser disposto segundo as coisas espirituais. Gostar das coisas que são do espírito significa deleitar-se nas coisas espirituais. Segundo estas três coisas alguém é dito verdadeiramente espiritual.

Alguns também podem ser ditos espirituais pela inteligência; outros podem sê-lo pela vida, mas não pela inteligência; outros pela inteligência, sem que sejam pela vida; outros ainda de ambos os modos, ou por nenhum, etc..