CAPÍTULO 15

Tudo isto deixa entrever qual seja a obra que Cristo quis promover pela Igreja, e porque nela o joio é misturado com o trigo.

O obra que Cristo promove dentro da Igreja é a continuação da obra narrada pelas Sagradas Escrituras, no Velho e no Novo Testamento.

De que obra se trata?

Diz Hugo de São Vitor que

"Quem se aproxima das lições das Sagradas Escrituras com o desejo de aprender, deve considerar primeiro qual é o assunto de que tratam, pois assim poderá alcançar mais facilmente a verdade e a profundidade das suas sentenças.

A matéria de todas as Sagradas Escrituras é a obra da restauração humana".

De Sacramentis
Fidei Christianae
PL 175, 183

É muito importante notar que Hugo de São Vítor poderia ter dito que a matéria de que tratam as Sagradas Escrituras é a obra da evolução humana. Entretanto, não disse a obra da evolução humana, mas a obra da restauração humana. Ao não ter dito evolução, mas restauração, quis se referir a algo a que o homem já deveria ter chegado, mas não chegou; quis se referir a algo que o homem já deveria ser, mas por algum motivo não é; quis dizer que o homem está deixando de possuir alguma coisa que já deveria estar possuindo não por estar de passagem do estado imperfeito para o perfeito, mas por um verdadeiro defeito.