72. Quem são os que buscam a Deus de todo o coração, o que é buscar a Deus e como deve ser buscado. E como alguém é repelido dos mandamentos de Deus.

"Em todo oração te busquei, não me afastes dos teus mandamentos".

Salmo 118, 10

Os pagãos e os infiéis, os quais tributam honra divina à criatura, não buscam a Deus. Semelhantemente também, os falsos fiéis, os que amam outros mais do que a Deus,

"não buscam a Deus".

Buscar a Deus é buscá-Lo além de tudo o mais, crendo pela fé estar Ele além de tudo e amando-O mais do que a tudo. Busca-O de todo coração aquele que deseja encontrar somente a Ele.

"Não me afastes dos teus mandamentos".

É freqüente que o homem que se aproxima de Deus dEle se afaste por si mesmo, pelo mundo, pelo demônio, às vezes por Deus.

Afasta-se por si mesmo quando assim o faz, seja por vontade própria, seja pela concupiscência da carne. Afasta-se pela vontade própria quando faz algo grave contra aquilo que Deus quer porque pela vontade própria ele quer algo diverso daquilo que Deus quer e que não pode ser feito simultaneamente com aquilo que Deus quer. Afasta-se pela concupiscência da carne quando a carne apetece alguma coisa diversa e só com dificuldade a vontade conduz o espírito ao seu efeito.

Afasta-se pelo mundo quando é pressionado pelas adversidades ou é enredado pelas prosperidades.

Afasta-se pelo demônio quando pela inoportunidade de suas sugestões é atormentado sem cessar.

É afastado por Deus quando, levantando-se à contemplação de sua majestade, é repelido pelos raios de incompreensível luz. Esta repulsão não é ira, mas exercício, porque o homem é temporariamente repelido da sumidade para que pela humildade seja melhor exercitado nas coisas menores. De onde que está dito:

"Não te afastes na ira do teu servo",

Salmo 26, 9

isto é, se te afastas, afasta-te de modo a que voltes.

"Lembra-te, portanto, da escada de Jacó; seus anjos sobem e descem".

Alguns sabem subir, mas não sabem descer. Uma coisa é descer, outra coisa é precipitar-se. Não pertence ao homem subir sempre. Se não soubeste subir pela devoção da mente, saibas descer pelo exercício da boa obra. Se não sabes descer, não sabes subir, e começarás a cair depois de uma indiscreta e imoderada veemência de subir. Ao desceres, parecerá que Deus, que está acima, se afasta. Porém está escrito:

"Excelso é o Senhor, e olha para os humildes".

Salmo 137, 6

Melhor, portanto, será para ti que sejas humilde e visto por Deus, do que sublime e por Ele ignorado.

As aves, ao voarem, se cansam e descem sobre a terra para repousarem. Algumas, porém, amam os lugares limpos, enquanto que outras buscam os lugares enlameados e sujos. Se desces, portanto, que o teu repouso seja nos lugares puros.

O que é a contemplação, senão o céu? O que é a operação, senão a terra? Na contemplação voas, na operação sentas-te. Mas escolhe locais limpos, obras boas; evita e foge dos enlameados, onde se contaminam os que deles se aproximam, os quais são as obras da imundície que contaminam os que delas se aproximam.

És, portanto, repelido, ao te refazeres, porque se descansas bem, tornarás a levantar-te mais forte.