CAPÍTULO 25

O primeiro grande choque entre os monarcas e a Igreja começou no início dos anos 1300 DC na França, protagonizado pela pessoa do Rei Felipe IVº, também conhecido como `O Belo'.

Felipe o Belo era neto de Luiz IX, um rei francês que pela sua piedade foi canonizado menos de 30 anos após a sua morte, tornando-se São Luiz IX.

Em seu reinado São Luiz IX fêz pela monarquia francesa o equivalente ao que os Papas vinham tentando fazer na Igreja. Respeitou os direitos feudais, mas reprimiu os abusos; fortaleceu o exército nacional; aboliu as guerras privadas entre os feudos; estabeleceu em Paris um Supremo Tribunal de Apelação; promulgou uma lista de delitos que somente poderiam ser julgados pela Justiça Real; instituíu uma moeda nacional que deveria ser obrigatoriamente aceita em todo o Reino; graças aos impostos provenientes das cidades, foi paulatinamente comprando os feudos em nome da Coroa Francesa; exigiu o direito de decretar leis para toda a França independentemente do consentimento dos senhores feudais.

Felipe o Belo herdou assim de seu avô um reino já em avançada fase de consolidação, mas ele pessoalmente estava longe de possuir a tolerância e a piedade de São Luiz.