QUESTÃO CENTÉSIMA NONAGÉSIMA PRIMEIRA.

Diz o Apóstolo:

"Se, porém, Cristo está em vós, o corpo na verdade está morto por causa do pecado; o espírito, porém, vive por causa da justificação".

Rom. 8, 10

Ele também havia dito, logo antes:

"Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas se alguém não tem o espírito de Cristo este não é dele".

Rom. 8, 9

Pergunta-se o que significa Cristo estar em alguém, ou o Espírito de Cristo.

SOLUÇÃO.

Santo Agostinho diz que Cristo estar no homem significa a fé estar no coração.

Levanta-se, porém, uma dificuldade em relação a esta afirmação, pois neste caso onde quer que houvesse fé também ali estaria Cristo. Entretanto, pode haver fé no homem mau e, assim sendo, Cristo poderia estar no homem mau assim como também poderia estar o espírito de Cristo. De fato, Cristo ou o espírito de Cristo estar em alguém é o mesmo, mas o espírito de Cristo não está senão em quem está o amor.

(A esta dificuldade devemos responder dizendo que) nem todos em que há fé possuem, (para usar a linguagem de Santo Agostinho), a fé no coração. A fé só é dita estar no coração quando ela repousa e agrada ao coração, isto é, (para usar a linguagem de São Paulo), apenas quando ela opera pelo amor. Neste sentido. Cristo estar em alguém e a fé de Cristo estar em seu coração são o mesmo.