Capítulo 11

Aos textos oferecidos nesta biblioteca desejaríamos que se acrescentasse a leitura de algumas biografias de pessoas que viveram profundamente o Cristianismo, até à sua essência. Se alguém jamais tivesse visto uma planta, nada melhor do que isto poderia ilustrar o que se pretende explicar com uma aula de Botânica. Gostaríamos que ninguém deixasse de ler pelo menos as seguintes duas obras, escolhidas não só pelo assunto, como também pelo modo com os seus autores abordaram a narrativa:

Os Santos que Abalaram o Mundo.

Obra de René Fulop Muller, publicada no Brasil pela Editora José Olympio do Rio de Janeiro. Contém, em ordem cronológica e em linguagem muito agradável, as biografias de Santo Antão, Santo Agostinho, São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola e Santa Teresa de Ávila.

Autobiografia de Santa Teresa de Ávila.

Escrita por ela mesma no final dos anos 1500, conta hoje com várias traduções não só para a língua portuguesa, como também para a maioria das línguas modernas.

Para os que principiam a interessar-se pelo assunto, é recomendável que a leitura de Os Santos que Abalaram o Mundo venha antes, e até mesmo como uma introdução da Autobiografia de Santa Teresa de Ávila.