V. SITUAÇÃO DEMOGRÁFICA DOS
PAÍSES DO TERCEIRO MUNDO.


1. Situação demográfica dos países asiáticos.

As grandes áreas da China e da Índia e Paquistão que contém atualmente quarenta por cento de toda a população humana não explodiram em um rápido crescimento demográfico após séculos de estagnação. Enquanto a Europa começou a acelerar suas taxas de crescimento somente nos séculos dezoito e dezenove, já desde épocas bem mais longínquas os subcontinentes da Índia e da China estavam em crescimento vigoroso e contínuo. Em particular, a China dos séculos dezessete e dezoito estava crescendo num ritmo provavelmente mais acelerado do que os povos europeus.

Um importante professor de demografia australiano faz as seguintes considerações sobre o problema demográfico na Àsia, as quais, por maiores que sejam as generalizações nelas contidas, contém uma parcela de verdade e, mais importante do que isto para os propósitos deste trabalho, representam também o modo pelo qual os responsáveis por muitas nações modernas consideram o problema:

"As fomes causadas por tragédias naturais não são novidades para a Àsia. Estas tragédias são nos dias de hoje apenas sombra distante daquelas ocorridas nos tempos passados. As taxas de crescimento populacional, porém, são duas ou três vezes maiores do que as do século passado, e por este motivo elas têm levado a preocupações de ordem prática ainda mais consideráveis. Em quase todos os países subdesenvolvidos tem havido pronunciados melhoramentos na produção agrícola como também na extensão da área cultivada, mas a taxa de crescimento tem continuado a crescer paralelamente e cedo ou tarde tal acompanhamento será quebrado. Os problemas de organização econômica e social que são únicos nos países em desenvolvimento de hoje não são criados pela deterioração da eficiência agrícola, industrial, social ou política, mas pelas suas taxas de expansão de crescimento populacional, o qual por sua vez não é causado pela sua taxa de natalidade, mas pelo declínio das taxas de mortalidade",

ao contrário do caso europeu que, no que diz respeito aos aspectos estritamente demográficos, é um caso bastante mais complexo.