CAPÍTULO 20

O filho de Pepino o Breve foi o famoso Carlos Magno, o maior gênio militar da Idade Média. Em quase cinqüenta anos de reinado conduziu mais de cinqüenta expedições militares que transformaram o Reino dos Francos em um grande Império. Este Império acabou por abranger praticamente todos os territórios correspondentes à região ocidental do antigo Império Romano.

Vendo que a divisão do Império Romano estava consumada de fato, e que o Imperador em Constantinopla apenas controlava a região oriental do antigo Império, na noite de Natal do ano 800 DC o Papa Leão III coroou Carlos Magno com o título de "Imperador dos Romanos".

Com isto passavam a existir dois Impérios "Romanos". Um deles, no oriente, com sede em Constantinopla, conhecido como Império Bizantino. O outro, no ocidente, mais conhecido como Império Carolíngeo. Este último tinha sede não em Roma, mas em Aix-la-Chapelle, no norte da França, embora Carlos Magno viajasse tanto que para muitos mais correto teria sido dizer-se que a sede do Império era itinerante.

A época em que viveu Carlos Magno foi uma época de reconstrução do que havia sido devastado no ocidente pelas invasões bárbaras. Foram construídas novas estradas, cidades, postos militares, igrejas, mosteiros e escolas.