7. A Idade Média.

Um acontecimento de vital importância para as questões demográficas foi a peste negra que reduziu a população mundial em torno do ano de 1348 num ritmo que alcançou em certos países a taxa de 20% ao ano.

O não aumento do clero na Inglaterra não é interpretado como uma crise de vocações, mas como uma conseqüência demográfica da peste negra. De fato, pôde-se estimar que a expectativa de vida durante o período da peste negra e os anos imediatamente subseqüentes estava em torno de 18 anos e foi somente em torno do ano de 1500 que esta passou para cerca de 30 anos, quando o crescimento populacional começou a se recuperar gradativamente.

A segunda onda da peste tinha sido particularmente terrível. As carroças chocalhavam pelas ruas das cidades dia e noite, cheias de cadáveres negro azulados. O povo dizia que, desta vez, a peste era bastante pior do que a anterior; apanhava as pessoas como um relâmpago. Um homem podia levantar-se absolutamente bem de manhã e estar morto antes do anoitecer. Era também mais contagiosa; o próprio ar parecia estar cheio de peste.