14. Nomeação política na IPPF.

Em março de 1964, o mesmo mês em que a ECAFE endossava por unanimidade as resoluções da Conferência Asiática, a IPPF nomeava como seu Secretário Geral um conhecidíssimo ex governador colonial britânico, Sir Colville Deverell, num esforço de promoção de sua imagem pública. "Através desta nomeação", escrevia o editor da IPP News, "a IPPF confia que aumentará seu padrão de êxito e aguçará sua contribuição às tarefas que a defrontam".

Durante a reunião que ratificou a resolução da ECAFE, a 37a. sessão da ECOSOC de julho de 1964, a ECOSOC concedeu também o status de órgão consultor à IPPF, apenas quatro meses após a posse de Sir Colville Deverell como Secretário Geral da IPPF. Sir Colville, ao participar pela primeira vez em uma reunião da ECOSOC na qualidade de observador oficial, declarou:

"A aprovação desta resolução por um órgão tão importante sugere que não será mais provável que os blocos que tradicionalmente se opuseram ao envolvimento ativo da ONU neste campo se disporão no futuro a continuar em sua oposição até ao ponto de votarem contra qualquer proposta de iniciativa dos países desenvolvidos que são garantidos por forte apoio adicional".