CAPÍTULO 40

Mas em que consiste o Nominalismo?

Conforme dissemos, o Nominalismo pode ser considerado, sob um primeiro exame, como uma concepção sobre a atividade da inteligência humana.

A inteligência humana trabalha basicamente através do uso de conceitos, designados por termos que se aplicam a muitos entes individualmente considerados.

Tais são, por exemplo o conceito designado pela palavra homem, que se aplica tanto a Antônio, como a João e a Pedro. Todos eles são homens. Tal é, também, o conceito designado pela palavra animal, que se aplica tanto a este pássaro como a esta cobra. Tal é ainda o conceito designado pela palavra triângulo, que se aplica tanto a este triângulo retângulo como àquele triângulo eqüilátero.

Tais conceitos, por se aplicarem a muitos indivíduos, também são chamados de Universais, e é algo evidente que o trabalho da inteligência humana se baseia na utilização destes conceitos ou Universais.

Mas o que são estes conceitos? São entidades que existem na própria natureza, externamente ao homem, ou existem apenas na mente humana? E se existem na mente humana, o que são eles exatamente?

Pode-se perceber também o quanto importante e central é esta questão, pois ela pertence aos próprios fundamentos do pensamento humano, e tudo o que pertence ao fundamento de alguma coisa é algo que rege todo o restante que se fundamenta sobre eles. Um erro nestes fundamentos, conduzido com rigor às suas conseqüências, acarreta um erro em tudo o demais.