Capítulo 6

O primeiro a ter introduzido a Filosofia na cidade de Atenas foi Anaxágoras, por volta de 450 AC, depois, portanto, das guerras médicas e no auge do poder ateniense. Também ele escreveu um livro intitulado "Sobre a Natureza", que se perdeu. Neste livro ele afirmava que não havia um princípio único constituindo a natureza, mas muitos, e estes sob a forma de partículas invisíveis a que ele chamava de sementes. As sementes não nascem nem morrem, mas combinam-se entre si de formas diversas e com isto dão origem às diversas substâncias. Em todas as coisas há sementes de todas as coisas, e a natureza de cada uma é determinada pelas sementes que prevalecem. Originariamente estas sementes estavam todas misturadas desordenadamente; uma inteligência, de natureza totalmente diversa, por não ser constituída de sementes, teria introduzido então nelas o movimento e a ordem.

Anaxágoras é o primeiro filósofo registrado pela história a ter afirmado a existência de um princípio inteligente como causa da ordem do mundo. Aristóteles disse que ele

"afirmava que existe uma mente na natureza, assim como existe nos seres vivos, e esta mente é a causa da beleza e da ordem do Universo".