10. 1. A firmeza da fé.

A firmeza da fé é aquela certeza profunda da verdade do que é proposto por Deus para se crer. Embora seja a qualidade mais conhecida da fé, não é, porém, a única. Os evangelhos insistem de modo especial nela, reportando-a ao ensinamento do próprio Jesus:

"Em verdade eu vos digo",

diz Jesus no Evangelho de São Marcos,

"se alguém disser a este monte:

`Ergue-te e lança-te no mar',

e não hesitar no próprio coração, mas acreditar que aconteça o que diz, isso lhe será feito. Por isso eu vos digo, tudo o que pedirdes na oração, crede como já alcançado, e vos será concedido".

Mc. 11, 23-24

No Evangelho de Mateus encontramos uma passagem muito semelhante:

"Se tiverdes fé como um grão de mostarda",

diz também Jesus,

"podereis dizer a este monte:

`Muda-te daqui para ali'

e ele se mudará; e nada vos será impossível".

Mt. 17, 20

Nestas passagens ocorre algo semelhante ao comentado por ocasião dos milagres de Jesus, que dissemos serem sinais de realidades da vida espiritual. Jesus se refere ao monte que se ergue e se lança ao mar; mas este milagre extraordinário, como todos os demais operados por Jesus, é o símbolo da restauração humana operada pela graça do Espírito Santo. De fato, lemos em várias partes do Evangelho que aquilo que Jesus ensinou que devemos pedir em primeiro lugar através da oração é a graça do Espírito Santo. A contrapartida para esta disposição humana em pedir a Deus com tanto empenho a graça do Espírito Santo a ponto de colocá-la em primeiro lugar diante de todos os demais pedidos possíveis é a revelação das Sagradas Escrituras de que Deus promete como verdade de fé que está disposto a conceder a graça do Espírito Santo a todos aqueles que lhe pedirem através da oração. Esta é a oração, dizem as Escrituras, que Deus ouve infalivelmente:

"Por isso eu vos digo",

disse Jesus na passagem já citada acima,

"tudo o que pedirdes na oração, crede como já alcançado, e vos será concedido".

Nesta passagem Jesus aparenta estar se referindo ao milagre do monte e a outros milagres de ordem material, e não está mentindo, porque ele prometeu de modo claríssimo que todos aqueles que cressem verdadeiramente seriam acompanhados pelos milagres (Mc. 16, 17-18). Mas, apesar disto, esta passagem do monte se refere de modo principal à obtenção da graça do Espírito Santo, que vem infalivelmente pela fé. As demais orações e milagres só são concedidos, ordinariamente, aos que pela fé pedem e alcançam de Deus primeiro a graça do Espírito Santo sem se preocuparem com o resto. De fato, é o mesmo Jesus que assim ensinou:

"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão dadas por acréscimo".

Mt. 6, 33

Esta também é outra promessa de Jesus, isto é, que todas as demais coisas seriam dadas por acréscimo se, em primeiro lugar, fosse buscado o Reino de Deus.