DEUS O QUER!

20. Não desconhecemos como são graves as dificuldades que se opõem à realização dos fins cujas grandes linhas acabamos de traçar para fundar, pôr em ato e conservar uma paz internacional. Mas se houve jamais objeto digno do concurso de todos as espíritos nobres e generosos, se houve em tempo algum. fervor de cruzada espiritual em que realmente ressoasse de novo o grito "Deus o quer", é verdadeiramente este o nobre objeto, esta a cruzada e a luta de corações puros e magnânimos, empreendida para arrancar os povos às águas turvas dos interesses materiais e egoístas e reconduzi-los à fonte viva do direito divino, o único que lhe pode conferir aquela moralidade, nobreza e estabilidade, de que muito e muito, há tanto tempo, se tem sentido a falta e a necessidade, com grave dano das nações e da humanidade.

21. Para este ideai, onde residem ao mesmo tempo os fins reais duma verdadeira paz na justiça e no amor, Nós aguardamos e esperamos que todos aqueles que estão unidos conosco pelo vínculo da fé, cada qual no seu lugar e dentro dos limites da sua missão, tenham abertos o espírito e o coração, a fim de que, quando o furacão da guerra estiver para cessar e dissipar-se, surjam, mo seio de todos os povos e nações, espíritos previdentes e puros, animados de coragem, que saibam e possam opor ao tenebroso instinto de vingança a severa e nobre majestade da justiça, irmã do amor e companheira de toda a verdadeira sabedoria.

22. Desta justiça, a única que pode criar a paz e assegurá-la, Nós, e conosco todos os que escutam a Nossa voz, não ignoramos onde nos é dado encontrar o sublime exemplar, o intimo impulso e a segura promessa. Transeamus usque Bethlehem, et vi- (Lc 9, 15). Vamos a Belém. Ai encontraremos reclinado num presépio o recém-nascido "Sol da justiça", Cristo nosso Deus, e junto dele a Virgem Maria, "Espelho da justiça" e "Rainha da paz", com o santo varão e guarda S. José, o "homem justo". Jesus é o Desejado das nações. Os profetas o apontaram e cantaram seus futuros triunfos: et vocabitur nomen eius admirabilis, conciliarias, Deus, fortis, pater futuri saeculi, princeps pacis (Is 9, 6).