4. Quais são as operações mais artificiais, vis, servis e ignóbeis.

São maximamente artificiais aquelas operações nas quais a sorte opera minimamente. Dizemos realizar-se pela sorte aquelas coisas que se realizam fora da previsão da razão, na qual consiste a arte. Portanto, aquelas operações cujos eventos estão muito submetidos à sorte são pouco artificiais, como por exemplo a pesca por anzol e outras tais. Ao contrário, as operações cujos efeitos estão pouco submetidos à sorte são as maximamente artificiais, como a arte dos ferreiros e outros artífices.

As operações maximamente abjetas e vis são aquelas pelas quais os corpos são maximamente maculados, como a dos cozinheiros, a dos que limpam as ruas e outras semelhantes.

As operações maximamente servis são aquelas onde a maior parte do uso provém do corpo e pouco da parte da razão, como é o caso daqueles que carregam pesos e conduzem carroças.

São ignobilíssimas entre todas aquelas operações para as quais se requer o mínimo de virtude tanto da alma quanto do corpo, como fica claro em algumas das anteriores.