3. Opiniões dos antigos filósofos sobre a questão da eternidade dos movimento.

[Entre as opiniões dos antigos filósofos encontramos que alguns se colocaram a favor da eternidade do movimento e outros, contra].

Demócrito afirmou que os primeiros princípios das coisas são corpos indivisíveis que são móveis per se e eternamente. Afirmava que o mundo foi feito por acaso por um ajuntamento destes corpos. [Estes corpos, os chamava de átomos]. Isso se aplica não somente ao mundo em que nós existimos, mas também em relação a infinitos outros mundos, na medida em que o ajuntamento [casual] dos corpos acima mencionados fez mundos em diversas partes de um vazio infinito.

Demócrito, entretanto, não dizia que estes mundos durariam para sempre. Alguns deles se originam a partir de um ajuntamento de átomos, outros se corrompem por uma separação de seus átomos.

Desta maneira, Demócrito afirmava que o movimento era eterno.

[Quanto aos filósofos que sustentavam opiniões contrárias], os antigos filósofos, que afirmaram que existe apenas um único mundo que não é eterno, afirmaram em relação ao movimento que ele não é eterno. [Citam-se entre eles] Anaxágoras e Empédocles.