II. AS POTÊNCIAS EM GERAL


1. Distinção dos diferentes modos de vida.

Já que o animado se distingue do inanimado pelo viver, [devemos distinguir entre os modos do viver]. E, sendo verdade que o animado se distingue do inanimado pelo viver, bastará que em algo se encontre apenas um dos modos de vida para que se o considere como animado.

[Os quatro modos do viver são]:

A. Pelo intelecto.

B. Pelo sentido.

C. Pelo movimento e repouso local.

D. Pelo movimento do alimento, decremento e aumento.

[Estes modos do viver correspondem à lista das 5 potências, que são

A. Potência nutritiva
B. Potência sensitiva
C. Potência motiva segundo o lugar
D. Potência apetitiva
E. Potência intelectiva.

Segundo esta lista, porém, estaria faltando um modo do viver correspondente à potência apetitiva]. [O motivo porque os modos do viver não seguem as potências é devido ao fato de que a potência apetitiva não distingue um grau a mais entre os seres, e o objetivo do elenco dos modos do viver é fazer uma distinção entre os graus dos seres viventes].

[Nas plantas, somente existe o modo de vida correspondente ao princípio nutritivo, de aumento e decremento.

Nos animais imperfeitos, além do princípio vegetativo, existe o sentido, mas não o movimento local. Por exemplo, uma ostra.

Nos animais perfeitos, além do princípio vegetativo, encontramos o movimento local.

Finalmente, nos homens, além destes três, encontra-se também o intelecto].

[A potência apetitiva não provoca nenhuma distinção ulterior nos graus dos seres viventes porque, aonde quer que exista o sentido, também existe o apetite.].

[A tudo isto há ainda mais quatro observações a serem feitas].

A. [O princípio vegetativo é primeiro [e único] separável de todos os demais, o que se evidencia pelo fato de existirem vegetais, aonde existe princípio vegetativo e não existem os demais. A afirmativa de que o princípio vegetativo é o único que é separável de todos os demais, entretanto, é válida somente entre os seres animais mortais, porque nas substâncias separadas pode haver intelecto sem princípio vegetativo de nutrição, aumento e decremento].

B. [O animal é primariamente dito animal por causa do sentido].

C. Entre todos os sentidos, o primeiro é o tato. Isso se manifesta porque assim como o princípio vegetativo pode ser separado do tato e de todos os demais sentidos, como ocorre nos vegetais, assim o tato pode ser separado dos demais sentidos, como nos animais inferiores.

D. O motivo de porque o princípio vegetativo pode existir sem o sentido, e o tato pode existir sem os demais sentidos, se explicará no fim do livro.