19. Sobre o movimento irregular.

O movimento que é regular ou uniforme é dito ser um único movimento, como o movimento que é sempre em linha reta é dito ser um único movimento. Já o movimento irregular não parece ser um único movimento porque é divisível em partes dessemelhantes. [Assim, deve-se perguntar se existe unidade no movimento irregular].

[Deve-se responder a isto dizendo que] o movimento irregular é uno, [mas de uma maneira especial]. A unidade do movimento regular e irregular parece diferir em relação ao mais e ao menos, porque o movimento regular tem mais unidade do que o movimento irregular.

[Podemos explicar este ponto com mais detalhe colocando que] a irregularidade de um movimento pode ser devida a duas coisas. A primeira é aquilo no qual o movimento ocorre. Isso é especialmente claro no movimento local, porque o movimento que não atravessa uma magnitude uniforme ou irregular não pode ser uniforme ou regular. O que aqui se entende por magnitude regular é aquilo no qual cada parte pode ser reposta por qualquer outra parte. Uma magnitude irregular seria uma linha que forma um ângulo. Uma magnitude regular seria uma linha circular ou uma linha reta.

A segunda coisa a que se deve a irregularidade de um movimento se refere ao objeto no qual existe o movimento, e é uma diversidade na maneira do movimento chamada de rapidez ou lentidão.

Deve-se dizer que a rapidez e a lentidão não são nem espécies nem diferenças específicas do movimento, porque elas se encontram em todas as espécies do movimento. E nenhuma espécie ou diferença específica é achada em todas as espécies do seu próprio gênero.

O movimento irregular pode ser chamado uno na medida em que ele for contínuo. Mas é menos uno do que o movimento regular, o que é especialmente claro no caso do movimento de reflexão, aonde parece que existem dois movimentos, e não apenas um único. Ora, o que tem menos unidade parece ter alguma espécie de multidão. Assim, fica claro que o movimento irregular é uno, na medida em que é contínuo, mas também de alguma forma diverso, na medida em que apresenta menos unidade.