6. O que o termo vazio significa.

Antes de se determinar a verdade, é necessário explicitar corretamente o que o termo vazio significa.

Numa primeira acepção, vazio significa um lugar em que não existe nada.

[Esta conclusão se explica assim:] estar num lugar é algo que apenas se diz de um corpo e vazio não pode significar nada mais do que um lugar sem algo nele localizado. Mas, como os homens pensam que todo ser é um corpo, segue-se que aonde não existe corpo não existe nada.

Por isso, a segunda acepção de vazio é um lugar no qual não existe nenhum corpo.

Para aqueles que acham que tudo o que existe é um corpo, e o que não é corpo não é nada, a segunda acepção e a primeira são idênticas.

Mas [na verdade], a primeira acepção é mais abrangente.

[Isso se explica assim:] imagine um espaço aonde existe cor ou som, [mas não haja corpo]. [Colocamos então a pergunta] se isto é um vazio.

Segundo a primeira acepção, isto não é um vazio. Segundo a segunda acepção, isto é um vazio.

Deve-se afirmar que isto é um vazio, porque vazio propriamente dito é um lugar aonde não existe corpo. O vazio na primeira acepção só é correto em sua definição para aqueles que acham que tudo o que existe é um corpo.

Numa terceira acepção, como algumas pessoas acham que todo corpo é tangível, isto é, tem qualidades tangíveis, como por exemplo, que necessariamente deverá ser leve ou pesado, o vazio é um lugar aonde não existe corpo leve ou pesado.

Isto não é a natureza do vazio propriamente dito, de acordo com o primeiro uso da palavra, mas de acordo com uma certa dedução silogística, que vale para aqueles que acham que todo corpo é pesado ou leve.

Assim, existem três acepções do que pode ser o vazio:

A. É um lugar aonde não existe nada.

B. É um lugar aonde não existe nenhum corpo.

C. É um lugar aonde não existe nenhum corpo leve ou pesado, [isto é, corpo tangível].

Mas, em sua acepção mais correta, deve-se dizer que vazio não é um lugar aonde não existe nada, mas um lugar aonde não existe nenhum corpo.

Dentro dessa acepção mais correta, de que o vazio é um lugar aonde não existe nenhum corpo, os que afirmaram a existência do vazio, tanto dentro dos corpos, como fora dos corpos, quiseram dizer o seguinte:

A. O vazio não é um corpo, mas o espaço de um corpo.

B. O vazio, portanto, parece ser algo porque o lugar é algo.

C. E como o lugar para eles parece ser um espaço, assim também o vazio lhes parece ser um espaço.

Desta maneira, eles aceitam a existência do vazio pela mesma razão pela qual aceitam a existência do lugar, isto é, por causa do movimento.