5. Sobre a dificuldade de se encontrar o termo médio.

Encontrar o termo médio é difícil, principalmente considerando as circunstâncias singulares nos operantes singulares. Por exemplo, não é fácil de se determinar como se deve fazer, e a respeito de que, e em quais coisas e por quanto tempo alguém deve se irar. E é um sinal desta dificuldade o fato de que aqueles que são deficientes em irar-se às vezes são louvados e chamados de mansos, enquanto que outras vezes louvamos aqueles que mais estão agravando [uma situação ] punindo ou resistindo, e os chamamos de viris.

Por isso, é suficiente para o termo médio da virtude que alguém pouco se afaste daquilo que é bem feito segundo a virtude, o qual não é vituperado, nem se declinar para mais ou para menos. Isto porque um pequeno afastamento do termo médio da virtude é ocultado pela própria dificuldade do termo médio. Mas um grande afastamento merece ser reprovado, porque não pode ocultar-se.

Porém, não pode ser facilmente determinado por algum discurso quanto alguém pode afastar-se do termo médio sem que tenha que ser reprovado.