2. Os cinco modos das sedições no estado dos ótimos simples.

Há cinco modos pelos quais realiza-se a sedição e a transmutação do estado dos ótimos simples.

O primeiro modo às vezes ocorre quando poucos são honrados e poucos são governantes no principado. É o mesmo motivo que movia as sedições no estado dos poucos, porque o estado dos ótimos de algum modo é um estado de poucos. O estado dos ótimos é um estado de poucos porque em ambos, no estado de poucos e no estado de ótimos são poucos os que governam; todavia, diferem entre si porque os poucos que governam, em cada caso, não o fazem pela mesma dignidade. De fato, no estado dos poucos são poucos os que governam porque os que governam o fazem por causa das riquezas e poucos são os ricos. No estado dos ótimos poucos governam por causa da virtude e poucos são os virtuosos.

Ocorre maximamente fazerem-se sedições por este motivo quando há muitos homens astutos e como que semelhantes aos virtuosos; por serem astutos, podem encontrar diversos caminhos para alcançarem seus fins maus, para o que sabem e podem mover sedições. Foi assim que aconteceu na Lacedemônia, onde alguns que eram chamados de Partenios, isto é, honestos, que conduziam uma existência semelhante aos homens virtuosos por causa da aparência da temperança, por não participarem do principado, promoveram a sedição. Os outros, compreendendo- os, expulsaram-nos da cidade, enviando-os à colônia de Tarento, onde passaram a viver.

O segundo modo de sedição no estado dos ótimos ocorre quando alguns homens grandes e menos virtuosos do que os governantes são desonrados pelos demais governantes por meio de desonras de que não são dignos. Estes, indignados, movem a sedição.

O terceiro modo ocorre quando há algum homem viril e prudente o qual, segundo suas considerações, não participa do principado.

O quarto modo ocorre quando alguns são muito pobres e outros muito ricos. Ocorre então que os pobres, invejando os ricos, movem sedições contra eles, e isto ocorre principalmente em tempos de guerra, por causa do que costumam suceder sedições o mais freqüentemente. Foi assim que ocorreu na Lacedemônia quando de sua guerra contra os Messenienses.

O quinto modo ocorre quando há alguém grande, seja pela estirpe, pelas riquezas ou pela virtude, e possui habilidade e poder para tornar-se ainda maior e, não possuindo ainda a monarquia, move a sedição. Sendo ele grande e poderoso e considerando-se maior do que os outros, se não governa, considera-se desprezado e então move a sedição. Foi assim que ocorreu na Lacedemônia com Pausânias, que havia sido condutor da guerra contra os Medos, e com Hanno entre os cartagineses; sendo grandes e não governando, moveram a sedição.