II. TEORIA DO LUGAR


1. Se pertence à ciência natural estudar o lugar.

Assim como pertence à ciência natural determinar se o infinito existe ou não, e como existe, e como o infinito é, assim também pertence à ciência natural fazer o mesmo com o lugar.

E para isto existem dois motivos.

[O primeiro motivo consiste em que] tudo aquilo [que é] comum a todos os seres naturais pertencem especialmente à consideração da ciência natural. Mas o lugar é algo comum a todos os seres naturais, porque é da opinião comum dos homens, que tudo o que existe está em algum lugar.

[O segundo motivo consiste em que] a consideração do movimento pertence à filosofia natural. Ora, o movimento mais comum é o movimento em relação ao lugar. Alguns corpos, como os celestes, são apenas movidos em relação ao lugar, e nenhum corpo é movido por outros movimentos se não for movido pelo menos pelo movimento do lugar. Além disso, será provado no livro oitavo da Física que este é o movimento único que pode ser considerado verdadeiramente contínuo e perfeito. Ora, o movimento em relação ao lugar não pode ser entendido se não for entendido primeiramente o lugar. Portanto, pertence à ciência natural considerar o lugar.