2. Comentário.

[Santo Tomás levanta uma questão]. Nas alterações, não parece ser verdade que aquilo que é alterado, enquanto está sendo alterado, está parte em um término e parte em um outro. Porque o movimento de alteração não procede de tal maneira que primeiramente uma parte é alterada e depois uma outra. [Na verdade, o que parece ocorrer é que] primeiro o todo é menos quente, e depois é mais quente.

[Esta questão soluciona-se do seguinte modo. Em primeiro lugar], no livro VIII Aristóteles demonstrará que somente o movimento local poderá ser contínuo e regular. Ora, aqui no livro VI o movimento é tratado na medida em que é contínuo. Portanto, [não é de se admirar] que a demonstração acima somente seja perfeitamente válida para o movimento local. Um corpo movido em movimento local sempre parcialmente entra no local ao qual se dirige antes que entre de todo. Mas em relação à alteração isso é verdade de uma certa maneira e não é verdade de uma outra maneira.

[Em segundo lugar], é claro que toda alteração ocorre através da potência do agente que altera. Quanto maior é esta potência, mais ela pode alterar o corpo. Mas aquilo que é alterado, posteriormente por sua vez altera algo mais que está junto dele, embora seja menos efetivo como agente. Assim, o poder de alterar se torna progressivamente menos potente. Por exemplo, o fogo imediatamente esquenta uma parte do ar, e o ar que é esquentado esquenta uma outra parte. Portanto, nós devemos reconhecer que existe uma certa sucessão até aquilo que é alterado todo de uma vez. Já que a alteração ocorre por meio de um contato com o agente alterante, então as partes do corpo alterado que estão mais próximas do agente alterante recebem a impressão do agente alterante mais perfeitamente no início. E o corpo chegará à perfeita alteração sucessivamente, de acordo com a ordem de suas partes.

[De tudo isto pode-se concluir que] aquilo que é mudado, enquanto está mudando, está parte em um término e parte em outro término, é verdadeiro de maneira simples e absoluta apenas para o movimento local. Mas no movimento de alteração isto é verdade apenas de uma maneira qualificada, conforme acima explicado.