12. A disposição da cidade perfeita quanto à segurança.

Aquilo que é conveniente e melhor acerca dos lugares fortificados não é o mesmo em todas as repúblicas. No estado de poucos e na monarquia convém que a parte mais elevada da cidade seja fortíssima; nesta morarão os dominantes do estado de poucos ou o monarca, lugar em que poderão defender-se, se for o caso, do ímpeto da multidão que possa se insurgir. No estado popular convém haver uma igualdade dos edifícios, para que ninguém, por causa da fortaleza da defesa de um edifício, possa expugnar os outros passando a tiranizar ou dominar sozinho. No estado dos ótimos, no qual governam muitos homens virtuosos que buscam o bem comum, nenhuma das duas disposições precedentes é a conveniente. Nesta república mais convém haver uma multidão de locais fortalecidos pelos quais possa ser mantida a segurança da cidade.

Quanto à disposição das habitações de cada família, deve-se considerar que as antigas habitações das famílias eram construídas bem fortalecidas contra os adversários, porém mais rudes, porque careciam de experiência. As habitações mais recentes se tornaram mais agradáveis, mais úteis e mais sutis devido à maior experiência [dos construtores]. Por isso, se as habitações familiares puderem ser dispostas conforme se queira, convém que tenham estas duas qualidades, isto é, que sejam fortes contra os que as atacam e de difícil acesso para os mesmos, conforme a disposição dos antigos, e deleitáveis e úteis para as ações familiares conforme as disposições dos mais modernos. Se houver quem as possa construir assim, acontecerá que a sua morada será semelhante à habitação dos agricultores a que alguns chamam de guardas das vinhas, os quais habitam solitariamente nas vinhas e nos campos. Estas habitações estão dispostas de tal modo que são bem construídas para as ações familiares e bem defendidas contra os que querem impugná-las.

Assim como foi dito das habitações familiares, assim também é razoável que toda a cidade seja disposta quanto à segurança, para que não seja facilmente invadida pelos adversários, defendida por torres e fossas e outras disposições convenientes, e agradáveis por causa da ordem conveniente e da localização.